Como conhecer seu público?

Para conquistar os fãs é necessário possuir um eficaz planejamento de marketing e comunicação, onde os objetivos e as ações para conquistar resultados sejam plenamente arquitetadas, para saber ao certo o que fazer? Como fazer? Quando fazer?

Para isto, será necessário muita pesquisa e planejamento:

  1. Pesquisa de mercado.
  2. Pesquisa de oportunidades de atuação.
  3. Definição de estratégia de atuação.

Para que haja sucesso nas ações realizadas, é necessário analisar os diversos fatores que compõe a carreira de um artista:

Análise do cenário

  • Conhecer as variáveis internas e externas que influenciam na comunicação do artista são fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Nesta análise, deverão serem consideradas variáveis como o público-alvo, imagem do artista perante seus fãs e contratantes e objetivos.

Análise do artista

  • Histórico do artista na internet, suas ações de comunicação e marketing realizadas anteriormente e no momento atual, além de futuras estratégias que o artista já havia pré- determinado.
  • Análise do cenário atual do artista no meio digital, seus principais problemas de comunicação e marketing que devem ser resolvidos.

Análise do público Alvo

  • Análise do perfil e comportamento dos fãs
  • Definição do público alvo a ser atingido.
  • Análise das expectativas do público alvo a serem atendidas.
  • Levantamento de informações sobre o perfil e comportamento deste público.

Quando falamos em público, é importante lembrar não apenas de fãs mas considerar também contratantes e mídias em suas estratégias.

Para interagir com estes tipos de públicos, recomenda-se um mapeamento completo sobre os potenciais públicos. A forma mais fácil de segmentar estas bases é separando por categorias:

  • Fãs:Criar base de cadastros dos mesmos, com e-mails, telefone, data de aniversário, dentre outras informações. Quanto mais informações melhor, pois você poderá se comunicar com os fãs de diversas formas e plataformas.
  • Contratantes:Mapear os principais contratantes para envio de apresentação, mídia kit e proposta. Se tratando de eventos particulares, a base de fãs também pode ser útil para esta ação. Já quando falamos de eventos corporativos, é importante ter mailing de empresas e enviar comunicação direcionada com antecedência à datas comemorativas, para que haja interesse na contratação.
  • Mídia:Ter contatos de jornalistas e veículos de comunicação é sempre importante para envio de pautas sobre novos trabalhos, oportunidades de entrevistas, além de outras interações.

Conhecer seu público e ter contatos são passos fundamentais para o sucesso de um bom relacionamento e engajamento. Sabendo seu perfil e interesses, fica muito mais fácil criar um conteúdo de qualidade direcionado para seu público, que atinja os objetivos traçados.