7 dicas para artistas engajarem seus fãs.

Ah, os fãs.

Sem eles os artistas não são nada.

Eles é quem alavancam a carreira de um artista, com todo seu amor e devoção pelo ídolo.

Mas se eles são essenciais para se alcançar o sucesso, como fazer com que eles estejam cada vez mais próximos de você e auxiliando no crescimento da sua carreira?

Criamos algumas dicas e estratégias interessantes para você obter um maior engajamento com seus fãs:

Trazer os fãs para os bastidores

Fãs apreciam o esforço extra que que artistas fazem. Deixar as páginas de redes sociais e site sempre atualizados e com conteúdo pessoal e exclusivo, são muito importantes, pois isso dará credibilidade com os admiradores do artista.

Não basta que os fãs saibam sobre sua carreira apenas pela mídia, é importante você mesmo mostrar os bastidores de sua carreira, seu dia-a-dia.

Eles sempre gostam de saber o que seus artistas favoritos estão fazendo fora dos palcos ou fora do seu círculo de trabalho. Os fãs se inspiram nos artistas. Fãs tendem a seguir o exemplo dos artistas para descobrir coisas novas.

Em vez de sempre postar conteúdo diretamente relacionado a sua carreira, é importante compartilhar vídeos, fotos e artigos que o artista ache interessante, e que, por sua vez, gere uma discussão com/entre os fãs.

Interação com os fãs

Uma maneira muito boa de indagar seus seguidores é compartilhando informações com eles.

Fazer o uso de enquetes também é uma ótima maneira de causar murmurinho. Perguntas certas geram muitos comentários e engajamento do público.

Exploração de conceitos visuais

Fotos e vídeos são conteúdos muito mais dinâmicos do que apenas texto, e os fãs são muito mais propensos a comentar ou “curtir” atualizações que eles acham atraentes, podendo atrair um poder maior de viralização do conteúdo e repercussão do artista.

Divulgação de eventos

Pode ser meio óbvio, mas cada vez que um artista irá fazer um job em determinado lugar como show, desfile, apresentação, etc, é interessante criar um evento e convidar os seus fãs para participarem. Caso o lugar onde você irá já tenha feito algo parecido, ajude a divulgar compartilhando as informações.

Quando são criados eventos para aparições na TV, lançamentos de álbuns, etc, obviamente, nem todo fã poderá participar, porém, novos fãs podem surgir. Convide até mesmo aquelas pessoas que não poderão ir para o evento, independentemente do motivo. Se essa pessoa for um verdadeiro fã, são grandes as chances dele replicar o convite, mesmo não indo ao evento, desta forma a comunicação e imagem do artista tendo um alcance maior de público.

Conteúdo exclusivo

É fato que as pessoas gostam de coisas gratuitas. Se você disponibilizar conteúdos gratuitos em seus canais, seu fãs irão adorar.

Não é necessário postar o álbum, livro ou ensaio completo. Mas ao disponibilizar algum tipo de conteúdo gratuito para baixar, fará com que seu engajamento com os fãs aumente e também seu número de fãs, pois desta forma você poderá impactar com seu conteúdo pessoas que ainda não conheciam seu trabalho, mas se interessaram pelo material e depois se tornaram fãs.

Ações promocionais

Estas ações possuem como objetivo a divulgação do artista por meio do marketing espontâneo, fazendo com que as ações e premiações se tornem algo de desejo dos fãs.

Algumas das estratégias que podem ser utilizadas em ações são:

  • Premiação aos seguidores com ingressos para eventos que você fará parte.
  • Postagens nas mídias sociais relacionadas às próximas datas de eventos.
  • Sorteios de produtos seus como brindes, material de trabalho, dentre outros, nas mídias sociais.

Central de fãs

Fãs adoram se sentirem mais próximos de seus ídolos. Com uma central de fãs é possível a interação com os fãs por meio de campanhas em mídias sociais,  email marketing, grupos de whatsapp, dentre outras plataformas.

Para a criação desta central poderia ser utilizada uma metodologia prática e eficiente, por meio de um formulário onde os fãs se cadastrariam deixando suas informações pessoais como email, data de aniversário, whatsapp, dentre outas que favoreçam a comunicação em ações especiais, como lançamento de novas projetos do artista, parabenização ao aniversário do fã, sorteios de ingressos, além de outros benefícios para os fãs.

Exemplos de centrais de fãs que foram desenvolvidas pela agência Sow Fan para clientes:

André Vasco

Marlon e Maicon

As Crianças Mais Amadas do Brasil

Esperamos que estas dicas te ajudem a atrair e engajar mais fãs.

E se precisar de uma ajuda para isso, conte com a Sow Fan para te auxiliar.